6 dicas para o sucesso futuro do seu filho

6 dicas para o sucesso futuro do seu filho

6 dicas para o sucesso futuro do seu filho

O mundo está em constante mudança, o perfil do trabalhador mudou nas últimas décadas e vai mudar ainda mais nas próximas. Atualmente, a educação do seu filho para se preparar para o novo mundo que aí vem é mais importante do que nunca.
As tarefas que puderem ser automatizadas, sê-lo-ão e os jovens de hoje já não terão tantos trabalhos nas fábricas, terão menos trabalhos na área dos transportes, etc.

O trabalhador do futuro vai ter mais do que uma profissão ao longo da vida, terá de procurar constantemente informação nova sozinho para não se desatualizar, o que conduzirá a alterações na educação e no próprio perfil do profissional.

It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent that survives. It is the one that is most adaptable to change.

Em português: “Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente. É a mais adaptável à mudança.” Quanto mais cedo o seu filho se adaptar, melhor vai ser o seu futuro e por isso deixamos aqui 6 dicas para o sucesso futuro do seu filho.

1. Procurar informação sozinho

Esta é a capacidade mais importante que um trabalhador do futuro tem de desenvolver.
Tem de agilizar a forma como procura informação na Internet e nos livros de forma a ser mais eficiente. 

2. Apurar o sentido crítico

Para ser capaz de procurar informação sozinho com qualidade e tomar melhores decisões no geral, é imperativo apurar o sentido crítico. Ao procurar a informação, tem de ser capaz de questionar a sua veracidade, de analisar se esta faz sentido ou não, de acordo com a sua experiência de vida.

3. Aproveitar toda a informação disponível

Hoje em dia, temos várias formas de melhorar as nossas competências. O YouTube é uma ferramenta importantíssima porque tem tutoriais para quase tudo e é gratuito. Além disso, há ainda informação espalhada por toda a Internet. É importante obter o máximo de informação possível para depois a filtrar, usando o sentido crítico.

4. Comprar livros

Os livros sempre foram um ótimo meio de aprendizagem e continuam a ser. Quando queremos informação mais aprofundada e científica, geralmente, é melhor recorrer aos livros. Muitos livros técnicos são escritos por especialistas nas matérias, com vários anos de estudo dedicado aos assuntos e estão organizados de uma maneira a encadear a aprendizagem pela ordem correta.

5. Querer saber mais

O mundo está em constante mudança e só tem sucesso quem se adapta. Com nova informação todos os dias, o trabalhador do futuro não se pode conformar com o que sabe, tem de querer sempre melhorar e saber mais.

6. Ter uma mentalidade mais aberta à mudança

Na Revolução Industrial, quando as máquinas substituíram a mão-de-obra humana, houve da parte dos trabalhadores uma tentativa de sabotagem do progresso.
O progresso é bom, não pode ser visto como inimigo. Tem de haver uma adaptação de todos nós para evoluirmos como sociedade. Daqui a 10 ou 20 anos já não vão existir muitas profissões. O que será melhor? Os profissionais oporem-se a essa mudança ou adquirirem outras competências para garantir o seu lugar no mercado de trabalho?

Estas mudanças vão acontecer, quer o seu filho esteja preparado ou não.
Ajude-o a estar à altura deste grande desafio!

Gosta deste artigo?

Share on facebook
Partilhar
Share on twitter
Partilhar
Share on linkedin
Partilhar
Share on pinterest
Partilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário