8 dicas para o seu filho estudar no verão

1. Fazer um balanço do ano

Para começar, é preciso analisar o percurso do ano letivo e verificar se os objetivos foram atingidos. As abordagens ao estudo têm de ser diferentes em função disso, com mais foco na aprendizagem que não se fez, no caso do insucesso, e mais foco na manutenção e aprimoramento do conhecimento, quando se atingiu o sucesso.

2. Não estudar em Junho

Depois de três períodos de grande stress, os alunos precisam de recuperar baterias. Devem ter pelo menos duas ou três semanas para fazer o que mais gostam, quer tenham ou não atingido os objetivos. A saúde mental do seu filho não deve ser descurada.

3. O estudo não pode ser visto como um castigo

É essencial ver o estudo no verão, não como um castigo, mas como uma oportunidade de melhorar. Quando não se atingiram os objetivos, ainda é mais importante que o aluno perceba que tem de melhorar e que isso só é possível com esforço da parte dele.

4. Não tenha pena do seu filho

O verão é muito grande e uma semana tem 112 horas úteis. Se o seu filho estudar 3 horas por semana ainda lhe sobram 109 horas em toda a semana para fazer o que quiser.

5. Ler, ler e ler...

Leitura não é estudo. Deve fazer parte da rotina do seu filho. Existem milhões de livros dos mais variados temas. Com certeza que ele gostará de algum.
Além de estimular a imaginação, os hábitos de leitura ajudam no desenvolvimento da linguagem. A maioria das dificuldades no estudo passam por não compreender as perguntas ou a forma como a matéria está escrita nos livros. Alunos que lêem mais têm muito mais vocabulário e, por isso, muito mais facilidade de compreensão.

6. Estudo regular, mas não intensivo

O aluno deve estudar com regularidade, duas vezes por semana, por exemplo, mas sempre por curtos períodos, não devendo exceder 1h30m de duração. Deste modo, não é tão cansativo e torna-se um estudo mais eficiente e produtivo.

7. O incentivo dos pais é muito importante

Durante o crescimento, é essencial sentir o apoio dos pais. Quando sentem o apoio e a compreensão dos pais, o caminho para o sucesso é sempre mais fácil.

8. Recomeçar com o pé direito

Este ano a escola começa mais cedo, por isso cerca de duas semanas antes do início do ano devem começar a fazer uma revisão mais aprofundada das bases das matérias fundamentais. Se o estudo começar no fim de agosto ou início de setembro, a transição férias-escola é feita de uma forma mais gradual, o “choque” não é tão grande e há maior sucesso na aprendizagem das primeiras matérias do ano.

Gosta deste artigo?

Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário